sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ponto de Vista: A inteligência dos bebês


Imagem: quartodebebe.net
Hoje temos mais um presente que a minha amiga Dra Malena nos enviou. Texto sobre inteligência do bebê, inteligência emocional x racional, subestimamos a inteligência dos pequenos? Vale a leitura!

Acho curioso quando percebo que a maioria dos adultos agem com os bebês como se eles fossem seres desprovidos de inteligência.

Afirmo aqui os bebês são os seres mais inteligentes que conheço.

Há um desperdício de energia absurdo dos adultos tentando, digamos, pormenorizar a inteligência de um bebê.

Explico: há uma diferenciação importante entre falar de forma inteligível para um ser humano e falar de forma infantilizada, escondendo informações emocionais importantes.

A capacidade de uma criança de assimilar um fato é 28 x maior do que de um adolescente ou um adulto , tanto no aspecto velocidade como no aspecto perpetuação da informação . O grande problema é que esta “máquina” vem desprovida da tecla “delete” para as não verdades. Portanto, o que você falar para um bebê será sempre verdade, sejam coisas benéficas ou não. Sejam construtoras ou destruidoras .

E aí me surpreendo quando vejo pais preocupados em estimular o seu filho a ser um gênio da tecnologia ou da matemática desperdiçando tempo e capacidade de “turbinar” o seu filho com o desenvolvimento da inteligência emocional .

Outro dia me chamou a atenção uma reportagem que dizia: Estimule a inteligência do seu filho, colocando-o em frente ao espelho para que ele veja o próprio corpo.

Sugiro que você coloque o seu filho em frente à você e preencha o seu cérebro com o amor do exemplo, da tolerância, da amizade e do perdão, enfim que você seja o espelho dele, porque senão, é provável que ele não saiba respeitar o próprio corpo e nem você.

Como o nosso cérebro está “zerado” podemos preenchê-lo ao menos parte desta maquina maravilhosa com excelentes informações como amor,apoio,segurança,otimismo,força de vontade e carinho.

Olhe à sua volta e veja quantas pessoas tiveram este estimulo cerebral quando pequenos .E sem conseguir se conter você reclamará: mas os pais também não deram este estimulo . Mas se olharmos de forma sorrateira perceberemos que os nossos pais nos amaram da melhor forma que podiam e fizeram o melhor que foi possível para as possibilidades deles.

E então pergunto: Quais são suas possibilidades de fazer que seu filho faça parte de um mundo melhor? Onde a inteligência emocional é mais significativa do que a inteligência numérica ou a capacidade intelectual ?

Acredito que saber lidar com a pressão de um vestibular é muito mais benéfico do que saber todas as fórmulas e sucumbir ao esquecimento na hora da prova .

Afirmo que amar o seu filho é preencher o seu cérebro de amor, de respeito, de carinho, de valores. Deixá-lo mais inteligente é permitir que os sonhos sejam sonhados e que o sabor da vida venha lenta, devagar e para sempre.

Autora
Malena Giorgetta é médica neonatologista e mãe de dois princípes.

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: