quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas para fotografar bebês!


Imagem: colunistas.ig.com.br

Daqui a pouco lá estou eu novamente, com um serzinho tão pequenino e que depende única e exclusivamente de mim!
...Mas o tempo passa tão rápido e quando vamos ver, nos deparamos com os pequeninos já indo para seu primeiro dia de aula, seu primeiro esporte, sua primeira formatura e tantas outras fases que inevitavelmente mamães e papais terão de passar sempre ao seu lado.
Com tudo isso sempre vamos achar que deixamos de acompanhar alguma fase ou etapa importante da vida deles e a foto é uma maneira de eternizar cada momento.
Com a Sam acho que não tirei muitas fotos bacanas e também não aproveitei cada novidade que surgia para fotografar. Nem ao menos fiz um book de gestante. Também tenho que lembrar que há 9 anos isso tudo era tão pouco divulgado... Na maternidade o anestesista achou o maior barato quando levei uma câmera fotográfica digital, que emprestei da minha tia, para registrar os primeiros momentos...ainda era raridade e com um telinha minúscula.
Em minhas pesquisas, venho observando algumas maneiras de melhorar as imagens e a maneira de fotografar e ter uma melhor definição.

Vamos a algumas dicas básicas, porém importantes?

É importante captar cada fase do desenvolvimento dos bebês: o primeiro sorriso, o primeiro banho, o primeiro dente, os primeiros passos.... É bacana também pegar um dia da vida do bebê e registrar cada momento, como por exemplo, o soninho da manhã, o horário das refeições, a amamentação, a baguncinha da hora do banho, o bocejo do soninho da noite...tudo isso vai fazer história quando você parar para observar no futuro, ou seja, tire fotos com frequência em especial nos dois primeiros anos.

Outra coisa que devemos lembrar é que fotos de bebês não devem ser tiradas apenas quando há um sorriso bonitinho...o ideal é registrar aquele chorinho, aquela manha, aquela careta linda....a gente se surpreende com as caras e bocas que eles fazem e fica muito fofo.

Imagem: Kodak
Para criar um impacto maior nas fotos, busque focar no rostinho do bebê ou aproximar o máximo possível o visor, observando sempre a nitidez. Nessa fase o centro das atenções é o bebê. Utilize um fundo simples. A luz natural é a melhor opção, como em dias nublados, já que o sol ofusca a foto e cria sombras. Dentro de casa procure ficar próximo a uma janela que entre claridade para não ativar o flash e usar a luminosidade natural.

Uma ótima opção para não ficar repetindo imagens é tentar mudar os ângulos. Comece tirando fotos ao nível dos olhos do bebê, depois ele mais alto como se estivesse no ombro de alguém, depois sentadinho no sofá ou no berço para foto com ângulo na linha superior. Você vai ver como a feição do rostinho deles muda!

Imagem: Kodak
Quando incluir outras pessoas na foto, além de tirar aquela tradicional do rostinho colado ou sentadinha no colo, que tal diferentes ações....a vovó dançando com o bebê, a irmãzinha dando papinha, dois bebês próximos e olhando cada movimento que o outro faz.... são ideias diferentes e que depois fará toda a diferença.

Bem...é isso...depois é só montar um lindo album e guardar para sempre esse momentos únicos e que não voltarão mais.

Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário: