sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ponto de Vista: Do útero ao Polo Norte


Imagem: curatorventris.org.com

De uma amiga, companheira de jornada e grande profissional da área de saúde fui presenteada com esse texto magnífico que retrata a passagem do bebê do útero materno para o nosso mundo. Um ponto de vista nada convencional, porém muito realista. Vale a leitura mamães.

Caminhar no Polo Norte deve ser uma das grandes aventuras que um ser humano pode viver. Acredito nisso, pois o espaço é muito maior do que precisamos para nos sentirmos seguros e protegidos, a temperatura é alheia a qualquer sensação anterior já vivenciada. E o som ? O som é algo “quieto”. Dizem os mais aventureiros e dispostos que nos polos podemos escutar o silencio. E aqui disponho da possibilidade de nos incomodarmos com tal “barulho”, pois não é um elemento conhecido.
Agora imagine-se neste ambiente sem roupa e com um urso correndo atrás de você. Pergunto: Por quem você iria chamar ? Tenho certeza que você iria chamar por sua MÃE. Seu porto seguro. Aquela que você conhece por dentro. Que sabe como é o seu silencio, literalmente, no seu ventre .
Que sabe como é o calor do carinho e do amor, a segurança do escuro bem protegido, o espaço apertado que dá conforto.
E de repente e sem aviso prévio , nascemos para um mundo tão estranho como o polo norte que nos transportamos no inicio deste texto. As vezes com “ursos” ou estranhos seres que precisam incomodar o conforto para que tudo saia bem.
Somos colocados em um espaço grande,iluminado,barulhento,frio e ...principalmente ...”Cadê a minha mãe ? ”
Aonde está a minha segurança,o lugar aconchegante de onde vim e que tanto conheço ?
Gosto de fazer este comparativo, quando me refiro aos bebês.
Acho uma maneira única de entender o que ocorre quando um bebê nasce. A dificuldade de ambientação ao meio externo e a necessária adaptação para sobreviver.
Quão inteligente se mostra o bebê quando percebe que ao chorar por achar tudo tão irremediável, traz para si o seio materno,apertado,quente e com os batimentos daquele coração que ele conhece tão bem, Ah … e o cheiro ? Cheiro de mãe misturado com voz doce e suave .
Quem não tem saudades deste colo com passagem direta para o ventre da sua mãe?

Quando escutar o seu bebê chorar , dê-lhe a passagem direta para o amor através da compreensão de que,inicia-se ali a vida, mas quando ela parecer difícil e estranha, o seu colo estará lá, seja qual for a idade. Um filho é sempre um bebê e sempre estará dentro de nós.
Nós somos sempre bebês tentando se adaptar a vida!

Imagem:minhafamiliameumundo.blogspot.com
Autora:
Malena Giorgetta é médica Neonatologista e mãe de dois principes.

Beijos e até o próximo post!



Um comentário:

Anônimo disse...

linda mensagem,tive um sonho com polo norte e mãe misturado ai vim na net e
vi essa mensagem.