quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Higiene Natural em Bebês

Você já ouviu falar no método de higiene natural em bebês, ou em inglês, Elimination Comunication?
Pois é, eu já tinha ouvido falar, principalmente depois que a filha da Ana Maria Braga, a Mariana aderiu ao método com a sua bebê Joana há mais de um ano, mas sinceramente nunca me instigou a procurar saber verdadeiramente do que se tratava.
É claro que agora estando novamente "imersa" no mundo baby, acabei sabendo um pouco mais sobre o método e posso dizer que ainda estou formando uma opinião a respeito do assunto.
O método consiste em eliminar o uso das fraldas descartáveis desde o nascimento (isso já é feito naturalmente em grande parte da população de bebês na Ásia e na África) e se baseia na comunicação entre pais e filhos. Explico: a comunicação não se baseia apenas no modo verbal, mas sim na linguagem e sinais que a criança apresenta quando deseja fazer suas necessidades fisiológicas. O reconhecimento desses sinais permite que os pais possam satisfazer essa necessidade de maneira harmoniosa.
A chave para o método é aprender a linguagem corporal do bebê, desde o nascimento, observando os indícios que eles apresentam, como incômodos, ficando vermelhinho, se retorcendo e em seguida levá-los ao penico/bacia logo em seguida e estimulá-los com o som, por exemplo, do xixi (xxxiiiiiiii).
Beneficia os pais, pois evita gastos, estreita a comunicação entre pais e filhos e é ecologicamente correto.
Beneficia filhos, pois previne assaduras, cólicas, choro e até melhora a consciência corporal.

Imagem: guiadobebe.uol.com.br
Muitas mamães e papais são adeptos desse método e isso vem crescendo a cada dia também no Brasil.
Quando digo que estou formando uma opinião a respeito é porque acredito que há um ponto negativo nesse método, visto que, há a necessidade de uma atenção integral ao bebê para que o mesmo seja realmente eficaz e isso pode vir por água abaixo caso se inicie um treinamento e depois seja necessário interromper, por exemplo no caso de ter que deixar a criança com babá/escola.

E vocês mamães  e futuras mamães, o que acham? Já passaram por essa experiência?

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

Ana Barbosa disse...

Olha vou ser sincera, acho esse metodo bem falho, pelo menos pra mim não serviria!
De fato seria economico... mas acho que os pros acabam ai...
teria que dedicar exclusivamente a ficar olhando pro bebe... pq se não ele sujaria tudo.
Fora que qd ele fosse pra escolinha/creche iria ficar quem supervisionando... E qd as maes voltassem a trabalhar? quem iria superfisionar???
Acho que tem metodos mais faceis de estreitar laços entre pais e filhos!

:)

Thatá disse...

Acho que serviu para filha da Ana Maria porque ela deve ter uma cozinheira, uma babá, uma faxineira e deve ter todo tempo do mundo para observar a bebê dela neh??No meu caso, sou sozinha em casa com Theo e sem ajuda, tenho que cozinhar, arrumar, e N coisas durante o dia em prol dele e da casa...Nem pensaria nisso rs!
Bjooooo!