quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A massagem do bebê

Imagem: familia.sapo.pt
Agora que a Kiara completou um mês de vida iniciei as massagens no corpinho dela antes do banho diário. Antes desse tempo eu só fazia pequenas massagens na barriguinha dela para acalmá-la nos momentos de cólica.
Posso afirmar que ela adora esses momentos e considero esse contato mamãe-bebê de extrema importância para ambos. O vínculo fica muito mais forte e com certeza afeta a estima e confiança do bebê. Por enquanto preferi não fazê-la no rostinho porque ela fica um pouco irritada e pode comprometer aquele momento.
Apesar de ter comprado alguns produtinhos hidratantes para massagem, optei nesse primeiro momento por usar o Óleo de Amêndoas puro. Adoro a textura que o óleo proporciona a pele do bebê e a facilidade para deslizar e manter uma temperatura mais agradável.
Antes de iniciar a massagem preparo o ambiente para que ela fique o mais confortável possível. Posiciono uma toalha bem quentinha (parece mais uma mantinha)para que, caso ela queira fazer xixi, pelo menos tenha uma camada protetora, além disso já deixo o aquecedor previamente ligado por uns 10 minutos e o ambiente um pouco mais escuro.
Alguns preferem chamar essas massagens de Shantala, mas acho que independente da técnica o importante é a interação entre mãe e filho e que você se encontre dentro do que está se propondo a fazer!
A massagem consiste basicamente no envolvimento das mãos da mamãe/papai em cada parte do corpinho do bebê. Para cada parte do corpo que inicio o movimento, esfrego minhas mãos com o óleo para que a temperatura na mesma fique agradável. É importante manter sempre o contato manual do início ao fim da massagem.
Eu opto por iniciar a massagem com a baby de barriga para cima e começando pelo tórax, descendo em seguida para o abdômen em movimentos circulares em sentido horário, que auxilia na movimentação do intestino. Dali direciono as mãos para pescoço, ombrinhos, braços e mãos. Em seguida passo para os membros inferiores. Agora já viro a bebê de barriguinha para baixo e dali percorro toda costinha, coluna e direcionando também para a parte inferior.

Imagem: crcarnaxide.com

Acredito que esse é um momento especial e único de interação e estímulo, pois com certeza ajuda o bebê a conhecer-se melhor através do contato.

Nenhum comentário: