terça-feira, 5 de junho de 2012

Sono na gravidez e no pós parto!

Hoje com esse tempinho ameno que faz em São Paulo, resolvi escrever sobre um tema relacionado a ele...o sono....nossa como o sono está vindo com tudo nessas últimas semanas. Acredito que no início e também no final da gestação ele acentua. Com 30 semanas sinto picos de sono profundo por volta de 9, 10 horas da manhã e no finalzinho da tarde. Meu pique foi embora!

Imagem: melhoramiga.com.br

Como mãe de segunda viagem sei o quanto é importante aproveitarmos ao máximo os momentos para descansar antes, pois os primeiros meses após nascimento do bebê é ultra cansativo, você praticamente não consegue dormir e parece mais um zumbi do que um ser humano normal.
Se você é mãe de primeira viagem, lamento informar mas o seu sono nunca mais será o mesmo por muitoooo tempo.
Como vocês sabem, o bebê tem o relógio biológico todo diferenciado e por isso totalmente nada de acordo com o nosso. Acorda em média a cada três horas para mamar, depois você precisa colocá-lo para arrotar e sua querida noite de sono vai se embora!
É muito importante nessa fase, que você aproveite e descanse no mesmo horário da soneca do bebê, embora muitas mamães tenham outras atividades para fazer nessas horinhas preciosas. Ainda assim insisto em dizer que esse descanso é mais do que necessário...eu diria até que é indispensável para que você se sinta melhor, pois já foi comprovado que mulheres que não dormem adequadamente ficam irritadas, têm maior incidência de depressão, diminuição da libido, obesidade e por aí vai. 
Imagina se todos esses problemas se acumulam...como ficará sua vida? Seu dia-a-dia? Os momentos que deveriam causar-lhe prazer parecerão um peso, além disso pode atrapalhar em muito sua vida conjugal. 
Então se tenho uma dica para dar é.....procure dormir nos momentos que tiver esse tempinho... não acumule funções e tenha seu próprio tempo!
Eu tive muita sorte com a Sam, pois com pouco mais de 2 meses ela já dormia mais de 4 horas seguidas e eu que tinha de acordá-la para dar de mamar. E com o tempo ela dormia cada vez mais....hoje é uma dorminhoca assumida...isso veio desde bebê. Ela nunca foi daquelas crianças que madrugam e vão para a cama dos pais...pelo contrário, sempre me deu muito trabalho para acordar cedo.

Imagem: mamaebebe.com.br

Não sei se terei essa mesma sorte dessa vez. 
O importante é que a partir dos 3 meses os bebês vão estabelecendo um ritmo e com o tempo você consegue fazê-lo dormir mais. 
Quando sentir-se exausta, pense firmemente...é apenas uma fase e com o tempo melhora...pra mim funciona...até hoje!

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: