sábado, 23 de junho de 2012

A influência da casa na inteligência dos seus filhos!


Imagem: guiadocomercio.net

O universo infantil realmente é fascinante. Cada vez que leio, releio, pesquiso, aprendo muito mais e tudo me faz refletir hoje, com uma cabeça melhor do que há anos. 
Antes todos pensávamos que os bebês eram bonitinhos, gorduchinhos e espertos.... Mas nada se compara ao que hoje se sabe.... eles são muito mais inteligentes do que pensávamos! 
No cérebro infantil há muito mais sinapses do que no cérebro do adulto, por isso a importância do estímulo nessa fase, pois atualmente já se sabe que na adolescência as sinapses em excesso vão diminuindo, deixando apenas aquelas que foram utilizadas ao longo da infância, compondo então a massa cinzenta.
Tudo isso me fez chegar a ler algumas matérias e artigos sobre o estímulo que oferecemos a nossos filhos dentro de nossas próprias casas.
Será que o ambiente é propício para enriquecer ou empobrecer a aprendizagem das crianças?
Será que o estímulo que tanto procuramos está nas casas que vemos com lindas decorações, os melhores arquitetos, a melhor arrumação e ordem?
Isso tudo é coisa de adulto....criança não gosta apenas de ver....na verdade é apaixonada por tocar, apalpar,sentir, desmontar!
Nossas casas estão adequadas a toda a curiosidade de uma criança?
Será que essas casas não estão criando um certo tédio, melancolia e "desestimulando" ?
O que realmente encanta bebês e crianças são objetos por toda a parte onde eles possam explorar cada detalhe, usar cada sentido. É de extrema importância que pais deixe livros, brinquedos ao alcance das mãos dos pequenos. Será que é mesmo interessante termos prateleiras no alto de um quarto ou uma sala apenas para se ver e não poder tocar?
O ambiente familiar deve ser o lugar onde seu filho tenha prazer em estar...Queira permanecer....queira explorar e consequentemente aprender.
É algo para se refletir!

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: