segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cuidados no pós parto!

Agora que já entrei na semana 33 da gestação, além dos últimos preparativos para a chegada da bebê, vem também a cabeça como ficará nossa estado físico e emocional no pós parto.
Do aspecto físico, vou contar um pouco da minha experiência na primeira gestação e os cuidados que pretendo ter nessa outra fase.
Na minha primeira gravidez eu não fiz nenhum tipo de preparação pré parto a não ser utilizar óleo para evitar o aparecimento de estrias. Fazia faculdade e trabalhava na época e por isso exercício era um nome que estava riscado da minha lista de prioridades. Tive a sorte de ter uma boa genética e de ser nova (tinha 21 anos quando engravidei).
O meu pós parto não poderia ter sido melhor, logo no dia seguinte já tratei de colocar a cinta modeladora e usava também calcinhas com compressão abdominal o que ajudava e muito a não ter aquela sensação de que o abdomen está com os órgãos internos "soltos" e de que aquilo iria desabar a qualquer momento. Apesar de ter feito cesárea, conseguia me movimentar perfeitamente e sentia-me segura com relação aos pontos da cirurgia.
Tive uma amamentação tranquila sem problemas com relação ao mamilo, perdi os 10 kg que adquiri na gestação com mais ou menos 20 dias do parto e o máximo que conseguia fazer era uma leve caminhada porque o cansaço e os cuidados com o bebê consumiam minha energia.
Agora na segunda gestação tive um maior cuidado com relação aos exercícios físicos, pois pratiquei Pilates e também caminhada. Os cuidados com a pele foram redobrados e a vantagem de se ter muita informação faz com que conheçamos inúmeros tratamentos para facilitar nossas vidas.
A cinta com certeza fará parte do meu dia-a dia já após o parto. Pretendo praticar algum tipo de atividade física assim que o médico liberar associada a uma alimentação saudável (indispensável para a amamentação e bem estar do bebê) e continuar o uso do Omega3.
Uma boa opção é realizar alguma atividade junto ao bebê como a baby yoga, natação, entre outras.
Há um grupo de nutricosméticos da marca MUSTELA que promete auxiliar na reestruturação corporal pós parto.O primeiro é o próprio Reestruturador corporal pós parto para tratar o relaxamento cutâneo e sobrecargas inestéticas, restaura a firmeza dos tecidos, ajuda a remodelar a silhueta, efeito tensor é hipoalergênico e compatível com a amamentação.
Associada ao creme reestruturador há também o produto em cápsulas que acredito trazer uma eficácia ainda maior, pois favorece a drenagem graças a ação desinfiltrante de seus componentes.Quero usar!

Lugar de Mãe
É isso, espero que essas dicas simples e práticas possam ajudar mais mamães em seu dia-a-dia.

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: