domingo, 4 de novembro de 2012

Proposta Montessoriana - Você conhece?

Ainda quando estava grávida fiz um post (aqui) onde eu mencionava a proposta montessoriana a partir do desuso do berço desde o nascimento.
A partir dali tenho acompanhado um grupo no Facebook chamado Montessori para mamães onde podemos encontrar várias ideias bacanas da metodologia defendida pela Dra Maria Montessori. Tenho certeza que a mamãe ou o papai que começar a ler e ver tudo que podemos ofertar aos nossos filhos irão se encantar com a proposta. 
Recomendo demais o grupo que possui pedagogos, estudiosos e ex alunos de escolas montessorianas, portanto tudo que é exposto é muito bem embasado. O grupo possui uma legião de pais engajados e dispostos a aplicar toda a teoria. Há varias fotos que são compartilhadas, mostrando tudo o que se pode e deve fazer para nossas crianças trazendo um ambiente com mais liberdade.
Essa semana uma matéria intitulada: Seu filho precisa mesmo de um berço? que saiu na coluna do site IG traz uma matéria esclarecedora sobre o assunto, expondo casos reais de mães que incorporaram a proposta Montessori em seu dia a dia. Vale muito a pena a leitura.
Alguns links importantes da matéria é a questão do quarto sem berço, a cesta de tesouros, rodízio de brinquedos e poucos objetos, espelho e acessórios de apoio.
No meu caso, agora que minha filha menor completou 3 meses optei por tirar a cama com a auxiliar e deixar apenas os colchões, assim as duas dormirão no colchão no chão. Ainda essa semana devo ver o tatame e com isso ganharei também um local para brincar, pois durante o dia, o quarto que é bem pequeno, ganhará mais espaço, apenas tirando esses colchões ou apoiando-os na parede.

Adoro esse modelo de quarto montessoriano.
Imagem: mae-rn.blogspot.com
E esse outro também!

Imagem: cirandamaterna.blogspot.com
Leiam e encantem-se com a proposta Montessori!
Ainda não conhece? Vale a pena conhecer.
Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

Alexsandra Mezei disse...

Oi Karin,

Excelente abordagem para que outras mães possam conhecer o método montessoriano!

Unknown disse...

Acho o método muito interessante!! Estou estudando e pretendo fazer mudanças em breve aqui em casa...
Parabéns pelo post!

http://sobredicasdemaepramae.blogspot.com.br