quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Toxinas que prejudicam o cérebro do bebê

No mês passado escrevi esse post aqui falando sobre os principais alimentos para o cérebro do bebê. Em contrapartida achei também de relevante importância falar sobre as toxinas que são prejudiciais ao bebê, a seu processo de aprendizagem, deficiência no desenvolvimento e até no seu comportamento.

Imagem: dilmanutri.blogspot.com

Aqui uma listinha básica com as toxinas mais comuns

PVC (Policloreto de Vinila)
O PVC é um plástico muito tóxico utilizado em objetos fabricados para crianças. Além disso, para torná-lo mais macio, as empresas incluem outros metais e substâncias que podem piorar a toxicidade do material.
Estudos associam o contato com essas substâncias a problemas renais e danos cerebrais.
Atualmente já há empresas como a Lego e a Primetime que não utilizam esse tipo de material. Verifique sempre os rótulos dos produtos e veja a certificação.
Comumente são encontrados em brinquedos de plástico maleável, anéis de dentição e loções para pele.

Pesticidas
Pesticidas tem sido associados a diminuição da coordenação motora, memória e resistência em crianças.
Os pesticidas são especialmente perigosos para crianças pois seu resíduo é armazenado em células de gordura e permanece no corpo para sempre.
O ideal para crianças menores de 3 anos é que se afaste os insetos e evite passar loções(quando não for possível optar por repelentes natural de ervas no lugar dos químicos). A melhor opção é cobrir o carrinho ou berço/cama com o famoso e antigo mosqueteiro e usar camisa e calça longos.

Mercúrio
O mercúrio é conhecido por causar problemas de concentração e aprendizagem em crianças. No pior dos casos o bebê pode até desenvolver problemas de visão e marcha, como também retardo mental.
Manter as crianças longe de termômetros, alguns calçados esportivos, obturação dentária, lâmpadas fluorescentes, baterias e alguns tipos de tintas.

Cigarro
O fumo passivo é uma das toxinas mais comuns que nossos filhos vão encontrar. É conhecida por causar inúmeras infecções do aparelho respiratório e agravar os sintomas em crianças com asma.
Pesquisadores também descobriram uma ligação entre o fumo do tabaco e problemas intelectuais e comportamentais. As crianças expostas a fumaça do cigarro apresentaram vocabulário reduzido.

O chumbo, alguns solventes e o arsênico também são altamente tóxicos e podem afetar o desenvolvimento de bebês e crianças.
*Fonte: Site Brillbaby.com

Espero que auxilie e informe as mamães leitoras do blog!

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: