segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Minha primeira frustração!

Olá mamães, tentantes e amantes do nosso blog. Feliz 2013.
O blog está de volta, após exato 1 mês sem um único post!
Tenho que confessar que voltar a ser mãe de bebê após 9 anos ainda me pega de surpresa em algumas situações, por isso me dei uma mini férias dessa vida que adoro de blogueira.
Uma situação me deixou também bem desestimulada e chateada porque minha bebê no mês de dezembro não ganhou o peso ideal para sua idade e com isso a médica pediu para que ela realizasse um exame de sangue. Pronto, foi o bastante para que eu me sentisse a pior das mães e me culpando horrores. Não pensava em absolutamente nada, só em estar 24 horas oferecendo tudo que minha filha precisava para crescer bem.
O dia do exame chegou e eu com uma angustia que não me cabia no peito. Resolvi ficar com isso só para mim, mesmo porque só uma mãe sabe e realmente precisa passar por isso.
Como a solicitação foi feita com urgência o resultado sairia em 24 horas. Eu não tinha vontade de fazer mais NA-DA. Nem minhas faixinhas e tiaras eu voltei a fazer. Tudo era muito banal perto daquela situação. Mesmo assim, aos olhos de todos eu me mantive firme.
Finalmente chegou o dia do resultado e logo me veio aquela sensação de alívio. Tudo perfeitamente normal.
Diante disso a médica pediu para me alimentar melhor e tomar muito líquido. Se eu achasse necessidade que introduzisse o leite artificial como complemento.
A grande realidade é apenas uma: eu estava com muito medo e receio de ter que dar leite artificial nesse momento. Simplesmente amo amamentar e não posso pensar na ideia de tirar esse momento único e mágico entre mãe e filho. Esse momento que dura tão pouco tempo, perto da vida que se tem pela frente.
Faço questão de amamentar no mínimo 6 meses e pretendo ter um desmame natural e sem interferências.
Conversando com outras pessoas vi que a médica da minha filha é um tanto exagerada. Minha bebê não está nem um pouco desnutrida (está até acima da faixa de peso para a idade).Acho sinceramente que alguns médicos não tem noção do quanto suas palavras podem afetar uma mãe e prejudicar toda uma relação.
Continuo com amamentação com leite materno (exclusivo) e em livre demanda.

Olhando essa tabela me pergunto, porque meu primeiro impulso foi fazer esse exame? Haveria mesmo necessidade? Hoje sem o desespero do momento, acredito que não.

imagem: zazou.com.br

Mamães, vocês já passaram por esse tipo de situação ou algo similar? Adoraria saber.

Beijos e até o próximo post!

3 comentários:

Marília Diniz disse...

Copiando meu comentário no Face:
Ainda bem que vc se informou. Fico pensando nas mães que, sem informação, seguem o que o pedi diz e acabam prejudicando o bebê =/

Babi Pogg disse...

Olá Karin,
Bem legal seu blog...
A pediatra do meu bebê utiliza o próprio livrinho de vacinação para anotar o peso e a altura. Lá tem esses gráficos e a gente consegue ver bem claramente se está acima ou abaixo do peso...o meu bebê está sempre na linha média só com a alimentação exclusiva de leite materno. Agora, com 6 meses, começamos com outros alimentos...mas amamentar é muito gostoso, e a noite, esse momento é só nosso!

Juliana Schmidt disse...

Seguir essas tabelas, principalmente tiradas da internet, nao é legal. Cada bebê nasce com um peso e tamanho e o desenvolvimento deve ser medido de mês em mês, o que eu quero dizer é que se o bebê nasce com baixo peso e baixa estatura, ele sempre estará abaixo da média, mas isso nao quer dizer que nao seja uma criança saudavel. Assim como o contrario, se nasce grande, a tendencia é sempre ganhar peso proporcional ao seu peso anterior e se isso nao acontece, mesmo estando ainda acima do peso, é preciso investigar.
Sou da opiniao que é melhor pecar pelo excesso. Se a medica pediu exames, faça tranquila, pelo menos seu bebê está sendo bem assistido. Nesses exames ou vc fica tranquila em relação a saude do bebe ( que foi o que aconteceu contigo) ou vc descobre alguma deficiencia e a corrige cedo.
Meu bebe é super saudavel, mas descobrimos que ele é alergico a corantes vermelhos depois de muitos exames. Tb descobrimos que ele estava com deficiencia de ferro, entao ele toma complemento todos os dias.
Te aconselho a não achar que exames ou preocupações são exageros, mas tambem nao fique extremamente ansiosa em relação a eles. Eles são apenas ferramentas para termos nossos filhos saudaveis.
Beijosss