segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Relato de mãe: Principais estímulos 0 a 3 meses!

E o primeiro trimestre de vida da minha little baby está chegando ao fim, ela já entrará no quarto mês de vida e cada mês deve ser comemorado com muita alegria, principalmente porque o seu desenvolvimento físico e cognitivo está excelente!
Pensando nisso resolvi montar esse post onde falo sobre as principais atividades que realizei com ela e o que cada um deles desenvolve/estimula. Esses são apenas alguns.
Imagem: vilamulher.terra.com.br

Desde os primeiros dias de vida

Importante estimular um sentido muito especial: a visão.

Nos primeiros dias em casa importante a mamãe já reservar um tempinho, entre uma mamada e as famosas dormidas do bebê para apresentar figuras em preto, branco e acrescentando o vermelho (cores contrastantes). Encontrei muita coisa bacana, inclusive para impressão, no site Brillbaby. Os flashcards são ótimos para essa fase.
Além disso móbiles e chocalhos já passam a fazer parte do dia a dia.
Comprei na região da 25 de março aqueles braceletes neon que geralmente são usados em festas. São ótimos para mostrar ao bebê e fazê-lo acompanhar o objeto, tem que ter um ambiente com luz baixa ou escuro para isso.

Estímulo motor, sensorial e cognitivo

Atividades simples como manter o bebê de bruços todos os dias, mesmo que por períodos curtos.
Na hora do banho sempre falo o nome de cada região que estou tocando, dou beijinhos, canto, apresento e toco diversas regiões com outros materiais.
Procurar sempre falar o que estamos fazendo para o bebê, pode ser um ótimo exercício para aquisição de vocabulário e consequentemente da linguagem.
Balançar o bebê também é muito bacana para trabalhar o sistema vestibular e consequentemente melhorar o equilíbrio.
Massagens no corpo do bebê, é algo que sempre falo por aqui e acho muito importante desde o nascimento.
Uma atividade que gosto de fazer é sentar em frente ao espelho e apresentar o bebê e também as partes de seu corpo. A brincadeira do Cadê ? é infalível....É sorriso garantido!
Outra coisa que adoro é conversar....ficamos muito tempo observando e conversando...essa troca é deliciosa. Ela balbucia, solta gritinhos e eu respondo, imito, elogio. As perninhas dela não param de mexer de tanta alegria.
Ahhh não posso esquecer da música, que diariamente é ouvida por ela.... clássicas são as principais.
Temos também um tapete de atividades, que ela adora e que desde o início já tentava agarrar tudo que passava a sua frente...

Imagem: saude.sapo.pt
Instintivamente já oferecemos diversos estímulos aos nossos bebês.
Abraçamos, apertamos, elogiamos o tempo todo. Cantamos muito, até ler eu e minha filha mais velha já lemos para ela.
Quanto mais tempo tivermos para proporcionar e dividir esses momentos prazerosos com eles, melhor!
Lembrando que é importante não deixar o bebê cansado e irritado de tanto oferecer estímulos. Tudo deve ser um grande brincadeira e deve-se parar ao menor sinal de descontentamento por parte de seu filho.

Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

Coisas da Lara disse...

Estimular sempre.... até quando crescem.... Bjus, Andrea e Lara.... coisas-da-lara.blogspot.com.br