quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Musicalização Infantil

Ainda na época da minha gravidez pesquisei bastante sobre os efeitos da música em bebês e crianças. Descobri entre outras coisas que a música deve ser introduzida no cotidiano do bebê antes mesmo dele nascer, pois por volta do quinto mês gestacional o feto já desenvolve a parte auditiva e com isso ouve claramente os sons que estão a sua volta.
No último trimestre da minha gestação passei a ouvir mais músicas clássicas e depois que a bebê nasceu diariamente oferto pelo menos alguns minutos desse tipo de música. Além disso, disponibilizo a ela varias outras canções de diferentes ritmos e melodias e faço questão de também dançar, por exemplo, quando começa a tocar um Blues falo à ela qual o tipo de música e danço no ritmo. Bebês costumam adorar esse tipo de estimulo.
Na semana passada, quem me segue pelo FB  viu algumas fotinhos onde a minha filha participava de sua primeira aulinha de musicalização para bebês. Apesar de ter apenas 3 meses, posso afirmar que ela adorou! Teve a oportunidade de ouvir diferentes sons e tocar varios instrumentos com suas mãozinhas, além da sociabilização.

Imagem: blog Lugar de Mãe

É importante salientar que a música, além da sensibilidade musical, traz os seguintes benefícios e desenvolve:
Sociabilização;
Acuidade auditiva;
Coordenação motora;
Concentração;
Respeito a si e ao próximo;
Disciplina pessoal e outros atributos que colaboram para a formação do individuo.

Algumas pesquisas mostram que músicas clássicas ou instrumentais atuam no corpo e na mente e melhoram o QI, por isso se fala tanto no efeito Mozart para desenvolver habilidades cognitivas em crianças.

Para quem tem interesse nas aulinhas, pode entrar no site do Música Materna lá você encontra mais informações e pode marcar sua aula experimental. A Mara Paixão, musicoterapeuta e idealizadora do projeto é super receptiva e responde aos e-mails prontamente.

Imagem: musicamaterna.com.br

Super recomendo!
Beijos e até o próximo post


Nenhum comentário: