quinta-feira, 19 de julho de 2012

O primeiro livro do bebê

Nesse mês de férias escolares as mamães ficam aceleradas buscando atividades para seus filhos e na semana passada fiz um programinha com a Sam levando-a a livraria Saraiva e ficando por lá umas duas horas na área de crianças. Ela adorou muita coisa que viu e acabou trazendo para casa um livro de atividades que além de divertido traz um aprendizado bem bacana. Ela o completou em praticamente dois dias.
Isso tudo é para dizer que enquanto ela estava fuçando nas prateleiras, eu também estava fazendo isso na parte de livrinhos para bebês de 0 a 3 anos e foi aí que achei o que será o primeiro livrinho da minha bebê.





Imagem: Blog Lugar de Mãe
Achei que o ideal seria utilizar livrinhos que estimulem o lado sensorial da criança, portanto todas as páginas dele possui exatamente o tipo de material que a roupinha tem. Esse conceito vai de encontro aos princípios montessorianos que citei nesse post aqui o qual vai sendo aprimorado de acordo com a idade da criança e a percepção de outros materiais e diferentes abordagens.
A estimulação sensorial pode ser realizada também na hora do banho, como no uso de esponjas de diferentes texturas, sempre falando com o bebê sobre as partes do corpo que estão sendo tocadas. A massagem corporal realizada no bebê também é muito indicada, além de trazer conforto ao pequeno.
É de extrema importância o "toque" pois é fundamental para a formação de vínculos afetivo e incentivo a percepção corpórea do bebê.

Acho bem bacana iniciar esse tipo de atividade desde o nascimento, pois os bebês estabelecem várias conexões nervosas a partir desse período. Espero que tenham gostado.

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: