Imagem:portal.saude.gov.br |
Dentre os vários procedimentos pelos quais nossos bebês passam ao nascer existe um de extrema importância que é o Teste do Pezinho. A maioria das mamães sabem dessa importância, no entanto não sabem exatamente que tipo de doença está sendo pesquisada.
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial de triagem neonatal que detecta, antes mesmo das manifestações dos sintomas, doenças de origens genética, metabólica e infecciosa.
Há obrigatoriedade do exame e cobertura das empresas de assistência médica para o Teste básico, que detecta quatro doenças. Alguns planos de saúde cobrem o Teste Ampliado capaz de pesquisar até 6 outras doenças dessa ordem e ainda há o Teste Avançado que permite detectar até 46 doenças, esse em geral só particular mesmo.
Doenças pesquisadas no Teste do Pezinho Básico
Hipotireoidismo Congênito Primário (TSH) e Secundário (T4)
Doença frequente. É causada pela deficiência de hormônios da Tireóide imprescindíveis para o desenvolvimento do sistema nervoso central e para o metabolismo sistêmico. Pode provocar retardo mental e atrasos no crescimento e no desenvolvimento.
Fenilcetonúria (PKU)
Impede a metabolização do aminoácido fenilalanina que se acumula no sistema nervoso central. Pode causar retardo motor, deficiência mental, alterações de comportamento e convulsões.
Hemoglobinopatias (Hb)
Caracterizada pela alteração na estrutura da molécula de hemoglobina causando quadros anêmicos severos como a anemia falciforme.
Fibrose Cística (IRT)
Elevação da taxa de tripsina imunorreativa (IRT) causando problemas pulmonares e/ou pancreáticos. A detecção precoce permite o tratamento precoce, uma vez que sintomas clínicos costumam aparecer após o primeiro ano de vida.
*Informações tiradas do panfleto Hospital Santa Joana -SP
Bem mamães, essas são algumas das informações básicas que devemos saber e é importante ligar antes nos convênios médicos para informação sobre as coberturas adicionais.
Beijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário